quinta-feira, 29 de outubro de 2009

GPS - uso misto...

Tinha comentado que ainda tinha mais 2 posts sobre a viagem para Minas.
Resolvi juntar os 2 em um só, e um deles transformei em um vídeo (trabalho artesanal), e já vou pedindo desculpas para quem tem banda estreita e pouca velocidade de conexão, pois o vídeo ficou um pouco grande...



O resto do assunto é sobre GPS.
Nesta viagem usei um da Foston, modelo FS-430, que custa US$100,00 em Ciudad del Este.
Este GPS, além dos programas de navegação, que são o IGO v8.3, o MioMap e o PolNav, dispõe de um player para MP3 e também toca vídeos em mp4. Tudo isso roda sobre Microsoft Windows CE. É possível, por exemplo, deixar rodando em primeiro plano o IGO e em segundo plano player, de modo que você vizualiza o cockpit do GPS, escuta sua trilha sonora preferida, e ainda escuta as mensagens do navegador, do tipo "prepare-se para virar a direita a 800m para a rua Allan Kardec".
Meu avô já dizia: "orai e vigiai", e a experiência mostrou que o melhor é jogar o destino no GPS e seguir as instruções, mas parar de vez em quando para perguntar. Uso misto.
É fato que, se tiver sinal, se a precisão for boa, se você tiver paciência, e se tiver fé, o GPS vai te levar ao destino, mas nem sempre pelo caminho "mais conveniente". Nem sempre os mapas estão atualizados, principalmente das cidades menores, e as vezes ele te faz passar por lugares "insalubres". Então, por isso, orai, ou seja, coloque o destino lá e sega as instruções, e vigiai, quer dizer, ligue o desconfiômero e pare de vez em quando para perguntar às pessoas.

Ops... já ia esquecendo, ainda tem outra variável que pode acarretar em experiências negativas no uso deste GPS, além da qualidade do sinal e confiabilidade dos mapas.
Como falei, todas estas maravilhas rodam sobre Microsoft Windows CE, que tem o péssimo hábito de "travar" de vez em quando. Por exemplo, qualquer pessoa que tenha usado um computador com Windows certamente já viu uma tela de erro dizendo "Este programa executou uma operação ilegal e será fechado", e neste momento, seja lá o que você fizer, o programa (seja ele qual for) realmente srá fechado, e o jeito é começar tudo de novo... Pois é, como todo Windows que se preze, isso também acontece no GPS...
Desculpem... como sou entusiasta e usuário de software livre (linux), não podia perder a oportunidade de dar uma "espetadinha"... :)

Até o próximo!

Nenhum comentário: