terça-feira, 20 de outubro de 2009

Na estrada - dia 8

Hoje após o café da manhã, que fizemos em uma mesa comunitária, junto com os demais hóspedes da pousada, fomos procurar o Emerson (guia) na Praça Tiradentes.
E lá estava ele, pronto para o tour. Realmente é muito válido contratar os serviços destes profissionais, pois eles nos levam aos pontos turísticos e contam as histórias e lendas locais.

Quando andávamos pelas ladeiras na companhia do Emerson, passamos por uma rua na qual uma placa citava um tal "vira-saia", e perguntamos a ele do que se tratava, pois ele contextualizou, relatou e comentou a história do personagem, em uma narração de uns 15 minutos cheia de detalhes. Excelente!


Ouro preto é uma cidade localizada em um vale, na encosta dos morros, e por isso, é difícil encontrar uma rua que tenha mais de 30m na horizontal. Todas são em ladeiras bastante inclinadas.A cidade respira inconfidência e aleijadinho.

Daqui da cidade, no auge do ciclo do ouro, saia 1/3 de todo o ouro produzido no mundo, que era pesadamente taxado por Portugal. Em 1755 Lisboa foi parcialmente destruída por um terremoto, e o império sobretaxou a produção de ouro na colônia em 1/5, com objetivo de "reforçar o caixa" e fazer frente às despesas de reconstrução. Esta sobretaxa, que ficou conhecida como "o quinto dos infernos" foi um dos mais fortes motivadores da inconfidência mineira, movimento conduzido pela burguesia, nos moldes da revolução francesa, com objetivo de dar fim à opressão da coroa, e buscar a independência da colônia, e que silenciou-se com a morte de Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes).

Aqui viveu e morreu Antônio Francisco Lisboa, o aleijadinho, que trabalhava em madeira e pedra sabão, além de exercer a profissão de "riscador", que era a pessoa que desenhava (riscava) o trabalho a ser executado. Além de Ouro Preto, existem obras do artista, principalmente, nas cidades de Mariana e Congonhas. Nesta última estão os 12 profetas, esculpidos na pedra sabão, em tamanho natural.
Durante o tour visitamos também uma antiga mina de ouro.

O passeio no interior da mina, que se estendeu por 150m, e nos deixou 700m abaixo da superfície, foi precedido por uma pequena "palestra" proferida pelo guia da mina, na qual, com apoio de livros, revistas e outras publicações, ele enfatizou e detalhou o valor do braço escravo na exploração do ouro na região. Ficamos sabendo que um escravo sobrevivia não mais que 7 anos trabalhando nas minas, e que todo o trabalho desenvolvido no interior das minas era feito exclusivamente por escravos, pois os senhorios e proprietários não entravam nas minas. Notem então que todo o mérito de encontrar os veios de ouro montanha à dentro foi dos escravos, que aprenderam a "ler" na rocha os indícios e caminhos que levavam ao ouro.


Ontem jantamos no restaurante "O Sótão", que serve um rodízio de panquecas acompanhado de excelente música ao vivo. Fica a dica.

Amanhã o presidente Lula vem à cidade, e vamos tentar sair bem cedo, antes que fechem as ruas e o trânsito fique um inferno.
Bom, como atrasamos para sair e precisaremos voltar mais cedo para casa, não teremos tempo para ir até a serra da canastra, que era a parte final da viagem. Vai ficar para a próxima...
Ha... ontem falei do "Sozé"... para quem ficou curioso, o nome dele é José... Sozé... Seu Zé... :)

Até o próximo!

7 comentários:

Carla Delgado disse...

O Brasil tem regiões lindas!!
Grande aventureira que voce me saiu.
É bom ter tempo para namorar o marido né?!
Beijinhos coração!!

Anônimo disse...

Já estou apaixonada por Minas!
Beijocas pra vcs!
Heidi

Adriana Vilela disse...

Ai Ouro Preto, sou APAIXONADA por esta cidade, não me canso de ir, como são uns 100km de BH, é fácil ir!!! Mas tem moitoooo tempo que não vou e esta narrativa gostosa está me inspirando!!!!
Ahhhhhhhhhhh, vê se dá para irem ate Lavras Novas, fica pertinho de Ouro Preto, 17 km na verdade, é uma vilarejo rústico mas MUITO Gostoso!!!! Muito acolhedor!
http://www.lavrasnovas.com.br
Abs,
Ahhhhhh amei a foto de vcs dois no Mirante e na Mina!!!!! Uma graça vcs!!!
Beijo na Carla!

Adri

Patrick disse...

Que linda a viagem de vcs, da próxima pego aquela teneré velha e vou junto.
Aproveitem
bjocas

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Henry disse...

Muito bom, estamos adorando acompanhar essa aventura de vocês continuem escrevendo beijos.....