sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Etapas 12 e 13. Só falta uma!



206
01:04:12
00:04:22
00:03:00

Estes são os números mágicos.

206Km é a distância que separa Despres da vitória no Dakar2010.
Com uma vantagem de 01:04:12 sobre o norueguês Ullevalseter, Després só perde a ponta por um acidente ou punição muito grave.



Despres pode seguir passeando e apreciando a paisagem até "La Rural", em Buenos Aires, onde está a linha de chegada e ocorrerá a premiação.
Mas nem todos estão nesta cômoda posição..



Já Chaleco Lopes e  Ullevalseter terão os mesmos 206km para brigar por 00:04:22. Chaleco Lopez precisa reverter esta vantagem se quiser terminar em segundo, e Ullevalseter vai brigar pela manutenção. Na etapa de hoje Chaleco Lopez largou na frente, por haver vencido a etapa anterior, e isto acaba sendo quase uma desvantagem. Em uma entrevista ontem ele falava que estava certo de que iria ser ultrapassado no início da etapa. Ocorre que quem larga na frente não tem nenhum outro piloto como referência de navegação, ao inverso de quem larga depois. É claro que as armadilhas estão ai... lembra da sexta etapa? Mesmo os quadriciclos carros e caminhões já saem com "trilha feita" pelas motos que no Dakar largam primeiro, uma a cada 2min.



Na etapa de amanhã Ullevalseter é quem larga primeiro e leva o prejuizo, enquanto Chaleco Lopez larga em quarto, com excelentes benefícios de navegação, pois entre eles vão Despres e Coma.


Outra briga boa que reservam estes 206km é entre Fretigne e Duclos, em 5º e 6º respectivamente, separados por 00:03:00. Duclos recuperou quase 10min na última etapa e larga em 5º, enquanto Fretigne larga em 11º.

"Il nono" Picco vai comendo pelas bordas. E cuidando para não queimar a língua, manteve-se em 23º nestas duas últimas etapas, e ainda pode subir um pouco mais na última etapa, pois somente 11:36 lhe separam do chileno Jamett, que do "alto" de seus 24 anos dizia "Conozco el terreno, pero tantos días en moto es difícil". E esta diferença só vem caindo...




Nestas duas últimas etapas os brasileiros Mattheis perdeu uma posição e está em 28º, Ambrósio ganhou duas e está em 36º, e Vicente Netofoi de 80º para 77º e hoje passou novamente em 80º.



Nesta última etapa o trecho cronometrado vai de Trenque Lauquen a San Carlos de Bolivar, e é praticamente plano, atravessando a pampa argentina, e do final da especial são 335km até "La Rural" em Buenos Aires, onde as primeiras motos são esperadas para depois das 17h30.



Até o próximo!

Nenhum comentário: