segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

dakar 2012 - virada de Coma


Finalizada a 8ª etapa e Coma passa a liderar, invertendo a vantagem sobre Despres.
O francês virá com sede, mas vai ser difícil fazer a virada pra cima do espanhol que leva agora 09min32 de vantagem.

Despres deu azar já no km 10 e perdeu 8min num atoleiro, e passou no primeiro PC em 69°, quase 12min atrás de Marc Coma, e chegou ao final da especial em 14°, 17min atrás do novo líder.

As imagens da armadilha são impressionantes!


Mas...
Em reunião no final do dia a organização resolveu mexer nos tempos de alguns pilotos prejudicados pelo barro, pois após o 7° passar (ou tentar) pelo atoleiro o trajeto foi modificado, para evitar o trecho "mortal".
Assim...
A diferença de Coma sobre Despres caiu de 09min32 para 01min26 (agora já dá!), Paulo Gonçalves pula de 8° para 5°, e Ullevalseter de 12° para 10°.
Parece que o iritrack de Ullevalseter não funcionou direito, pois suas passagens pelos PCs não estavam sendo mostradas, e por isso não dá pra avaliar o prejuizo dele no atoleiro, mas o de Despres e Paulo Gonçalves foi claro.

Zanol largou em 18° e também deve ter enfrentado problemas no primeiro trecho pois passou o primeiro PC em 30°, depois foi recuperando (25°, 20°, 20°, 20°, 19° e 19°) para terminar em 17° na etapa e 15° na geral (parcial).

Só pra ter uma noção da dinâmica da competição, peguei todos os que estiveram nas 10 primeiras posições em cada um dos PCs desta 8ª etapa e coloquei num gráfico.
Olha só o que deu...
Se as linhas fossem retas e não se cruzassem significaria que a etapa foi uma monotonia só, e que ninguém ultrapassou ninguém, mais ou menos como é na Fórmula 1...
Quem assiste F1 pode sair, tomar um café, ir ao banheiro, que quando volta a única coisa que mudou foram o número de voltas, e convenhamos que ficar fazendo voltas num mesmo percurso jé é um troço chato não é? É claro que TV nenhuma ficaria 5 horas transmitindo o Dakar, mas se ficasse, muita gente iria ficar grudado, e se desgrudasse, ao retornar o mundo já teria dado voltas!!!

Um recado final de consolo para Despres, Paulo Gonçalves e demais atoladinhos:
"Bola pra frente pessoal! Isso de atolar acontece até com os elefantes..."


Até o próximo!

Um comentário:

Rafael disse...

Nossa cara que armadilha esse atoleiro!!!
Concordo plenamente com vc, é uma pena que a tv não passa tais eventos na integra... vai entender a cabeça desse povo pois tem canal que vende ovelha, boi e bijuteria 24 hs por dia, arggg!!!

Vai Zanoooll