sábado, 14 de abril de 2012

Prepare-se, e esteja aberto para imprevistos.

Olá pessoal!

Algumas pessoas ficam surpresas com viagens como esta que vamos fazer.
Dizem "vocês estão loucos!", "e se chover?", "e o frio?", "e se a moto estragar?", "isso não cansa muito?", e outros comentários semelhantes.


E como alguns destes comentários vem de gente que até gostaria de fazer viagens como esta mas se sente inseguro, resolvi escrever um pouco sobre isso pra ver se minha, mesmo pouca experiência, pode ajudar alguém.

Um ponto que eu acredito ser fundamental, é você conseguir uma postura mental condizente com a atividade que você está se propondo a realizar. Parece meio zen ou filosófico, mas acho que é isso mesmo.
Todo paulistano que se dispõe a passar um final de semana na praia sabe que vai enfrentar trânsito nas estradas, e é preciso preparar o espírito para isso.
Viagens longas de moto também requerem "preparação do espírito", e além do espírito é necessário preparar outras coisas.
Um aspecto que me parece muito importante para o desenvolvimento do sentimento de segurança e autoconfiança, é você conhecer o seu equipamento, ou seja, sua moto.
Conheço várias pessoas que não se sentem à vontade sequer para trocar o óleo ou uma vela de sua moto, e é óbvio que isso vai gerar insegurança e pânico na hora de pegar a estrada, pois diante de qualquer problema a criatura não tem a menor ideia do que fazer para achar a causa e resolver o problema.

Problemas acontecem, e a tônica é esta: Prepare-se para os problemas.

Pode chover?
Pode fazer frio?
A moto pode dar problema?
Você pode levar um tombo?

É claro que sim!

E o que fazer então...?


É preciso se preparar! 
É preciso tentar antecipar o que pode dar errado. Analisar e prever a possibilidade e probabilidade das coisas acontecerem de maneira diferente do que você imaginou, e antecipar uma reação, ou seja, preparar-se para o inesperado.

Se chover... você vai precisar de roupa impermeável. Simples né? E ela precisa estar à mão, e não socada no final da pilha de roupas.
Para o frio... roupas quentes. QUENTES e não pesadas! Abuse da tecnologia, e tire proveito da experiência alheia. Provavelmente muitas outras pessoas já passaram pela experiência que você está se propondo a passar, então pesquise em blogs, em relatos de viagens, revistas, e outras fontes de informação. Mas lembre-se sempre que são informações, e que conhecimento mesmo você só vai ter quando vivenciar a situação.
A moto pode começar a falhar; as luzes podem deixar de funcionar; o freio pode falhar; o cabo do acelerador pode arrebentar, ou o da embreagem; o pneu pode furar; alguma mangueira de gasolina pode romper; você pode ficar sem gasolina; o motor pode superaquecer; pode ocorrer um vazamento de óleo; enfim, cada coisinha mecânica ou eletrônica de sua moto pode apresentar problemas... e ai? Você sabe o que fazer? Sabe quais ferramenta vai precisar para estas situações? Sabe qual a medida da mangueira de combustível? Sabe onde ela fica?
Mesmo nas motos mais modernas, onde muito é eletrônico, é importante conhecer um pouco de mecânica. Na verdade, quanto mais você conhecer, mais seguro se sentirá para viajar, pois você terá consciência de que se der algum problema saberá o que fazer, ou pelo menos terá uma boa noção das possíveis causas.
Se você for visitar culturas diferentes, esteja aberto.
Não estou dizendo que se eles comem gato você tem que comer também, mas esteja ciente de que com a mesma intensidade que você acha os hábitos deles estranhos, eles também acham os seus estranhos.
E se você sofrer um acidente... é bom que as pessoas que encontrem você possam saber quem você é, de onde veio, para onde se dirigia, pessoas e telefones de contato, seu tipo sanguíneo, seu plano de saúde, suas alergias, doenças que já teve, e outros cuidados médicos relevantes. Eu costumo  fazer um diário de viagem e deixá-lo em um envelope plástico transparente e resistente preso do lado de fora da bagagem.
Outra dica interessante é possibilitar que alguém que conheça seu plano de viagem possa acompanhá-lo remotamente, e uma ferramenta que pode viabilizar isso é o Google Latitude. Com ele você pode disponibilizar para alguém sua posição de GPS em tempo real usando, por exemplo, um celular com conexão 3G.

Finalizando... Se der alguma coisa errada, não se desespere. Talvez você tenha a oportunidade de presenciar o pôr-do-sol mais lindo de sua vida sentado à beira da estrada esperando que seu pneu volte da borracharia.

Se for pra resumir em 1 único conselho, ele seria:

Prepare-se, e esteja aberto para imprevistos.

Siga acompanhando pois faltam 4 dias para cairmos na estrada.

2 comentários:

Retalho de Lua disse...

Tá! já podemos ir agora????

Anônimo disse...

Muitas pessoas perdem oportunidades incríveis por conta do "se..."
ótimas dicas!
Boa viagem!
Heidi