domingo, 26 de agosto de 2012

Motor de arranque e Bengalas

Olá pessoal!

Quem acompanhou a viagem para o Uruguay lembra que o motor de arranque se entregou lá na fronteira com a Argentina.

Bom, conversa daqui e dali, e a dica era fazer uma boa limpeza e trocar as escovas.
Pra tirar o motor de arranque, é preciso secar o óleo e remover a tampa lateral esquerda do motor, porque um dos 3 parafusos de fixação do motor de arranque só é acessível ali por dentro, e ainda precisa girar um pouco o bloco para que um furo em uma engrenagem dê acesso ao tal parafuso.
Com o arranque na mão, desmanchar é bem fácil.
Levei o rotor num torneiro para dar um passe no coletor, que estava bem "queimado" por causa das escovas velhas. Ficou novo!
O problema maior foi encontrar uma mesa de escovas compatível.
Encontrei uma ou duas que tinham o mesmo diâmetro, mas o ângulo entre uma e outra não eram iguais à original, e acabei comprando uma da CB500 que tinha o mesmo ângulo, mas não o mesmo diâmetro.
Depois de tirar quase 2mm a bandeja encaixou certinho.
Fiz um teste "off lline" ligando o arranque direto na bateria e funcionou perfeito!
Dai foi só fechar, colocar óleo, e apertar o botão vermelho.
Pegou de primeira!

Outro probleminha que se manifestou depois que terminamos a viagem, foi um vazamento de fluído no amortecedor dianteiro esquerdo.
Pergunta daqui e dali e vamos lá.
Como para mim este trabalho foi um pouco complicado pela falta de informação (minha), resolvi escrever aqui um passo-a-passo.
Os retentores (45x57x11 da Athena) eu comprei online na HParts.


A primeira coisa é afrouxar o parafuso/tampa superior do amortecedor. Primeira mesmo! Remova o guidão para ter espaço, e afrouxe o parafuso com uma chave 17mm.
Depois suspenda a moto, solte a roda, para-lamas e caneleiras, e retire os amortecedores (já que vai fazer... faça os 2!).
Já na bancada, com a mesma chave 17, remova as tampas.


CUIDADO!
O fluído vencido e agredido pelo esforço mecânico costuma gerar um gás fedorento.


Depois vire todo o resto de fluído em algum recipiente para descartar.
E não jogue em qualquer lugar! Cuide da natureza!
Agora você vai precisar travar o "miolo" do amortecedor com uma chave 14mm, e soltar dele também a tampa.



Depois que soltar você poderá remover a mola.


Para soltar o guarda-pó eu usei as costas de uma serrinha.



E para soltar a trava do retentor a ponta de uma chave de fenda pequena.



Pronto.
Agora é só dar um "tranco", um puxão seco e forte no sentido de "abrir" o amortecedor, que o retentor e as buchas vão soltar.



Guarde bem a posição de tudo, inclusive o lado correto do retentor.
Mesmo não sendo recomendado pelo Ruy e pelo Alvaro, resolvi soltar o parafuso da ponta de baixo do amortecedor e remover o "miolo".



Removi e limpei tudo da melhor maneira possível.
E começou a remontagem.
Fixei novamente o "miolo" pelo parafuso de baixo, e recoloquei as buchas, retentor e guarda-pó.


Para colocar o retentor no seu lugar, usei o pedaço de uma chapa de tecnil.
Primeiro pressionei com a mão mesmo, e depois bati com um pedaço de madeira.



Com o retentor no lugar, é só colocar a trava e o guarda-pó, colocar de volta a mola, e fixar a tampa no "miolo".
Antes de fechar tudo, rosqueando a tampa no amortecedor, não esqueça do óleo!
Eu usei Motul 15W. Vai 650ml em cada uma.


Tem Motul 5W, 10W, 15W e 20W, e dá para usar qualquer um. Quanto menor o número, mais macia vai ficar a suspensão, portanto, quem roda mais na terra é melhor optar por 5 ou 10W.
Pronto.
Feche a tampa e coloque as bengalas no lugar.
Não esqueça de dar o aperto final na tampa quando tudo estiver fixado.

É isso ai.

Ah! Quase já ia esquecendo...
Aproveitei que estava "com as mãos sujas" e troquei as pastilhas de freio.

3 comentários:

Luzes de Fadas disse...

Cagiva em dia... agora aguardamos fotos do próximo passeio!
Abs

Hélio Avelar disse...

Muito obrigado pela sua dica. Tenho um Cagiva e900, e a mesma vazava o óleo sobre os disco de freio. Ou seja estava sem freio. Levei ao meu mecânico e há 4 meses edtou tentando achar e comprar retentores com a medida da Cagiva que é em nossa medição um mm a mais do que estes que VC usou. Como VC obteve sucesso bou comprar o mesmo e colocar. Assim vou poder voltar a rodar. Parabéns pelo passo a passo e muito obrigado. Hélio Avelar - Foz do Ihuaçu- PR. Drhelioavelar@gmail.com

Unknown disse...

Perfeito companheiro, com certeza está ajudando muito a quem for trocar