quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Dakar 2013 - continuação 6

Olá pessoal!

O destaque de hoje chama-se Laia Sanz.


N último post dizíamos que ela chagou no acampamento às 50h da manhã rebocada por Miguel Puertas, e não figurava na lista dos que disputavam a 10 etapa.
Pois ela continuou sim!

Depois de haver sido rebocada por mais de 400km (QUATROCENTOS QUILÔMETROS!!!), e sem dormir nada, pois gastou as poucas horas que tinha no trabalho de trocar seu motor, a espanhola iniciou a 10 etapa logo depois das 08h da manhã, seguida de perto por seu mochileiro Miguel Puertas, a quem se deve todos os méritos e também os mesmos elogios, pois muito mais cansativo do que ser rebocado, é rebocar alguém por 400km.

O que me encanta no Dakar é justamente o espírito de aventura e solidariedade no qual ele está imerso.
Ano a ano persistem cenas que renovam este espírito.
Seguramente, a maioria dos pilotos que largaram em Lima tinha como principal objetivo chegar ao Palácio de la Moneda em Santiago. Estes entram na competição ungidos com este espírito de solidariedade e aventura a que me refiro.
São os amadores, que como a própria palavra expressa, sobem na moto e enfrentam os desafios por paixão. E tem coisas que somente se justifica pela paixão.
E é claro que existem aqueles para os quais o Dakar não é aventura nenhuma, mas sim uma competição.
São profissionais e vivem disso.
E não quero com isso dizer que estes profissionais estão despidos de amor ou paixão pelo que fazem.
Mas é diferente.
A motivação é outra.
Os valores são outros.

Chega de filosofar e vamos aos dados e fatos.

Depois dos problemas de Casteu, Rubem Faria tinha terminado a 10ª etapa em primeiro, 05:23min na frente de FDP Despres, e 09:03 de Chaleco Lopez.
A etapa de ontem, 11ª, foi vencida por Kurt Caselli com tempo de 02:55:01, seguido por Paulo Gonçalves e FDP Despres.
Como bom mochileiro, Faria posicionou-se atrás de FDP Despres, e a classificação geral está liderada por FDP Despres, 13min06 a frente de Ruben Faria, e 18min08 de Chaleco Lopez.

Laia Sanz fez o 25º tempo na etapa, e Jean de Azevedo o 72º,

A etapa de hoje, que pode se considerar a penúltima visto que a 14 é quase um deslocamento, encara 319km de especial em pleno Atacama. Se for para Chaleco Lopez ocupar a primeira posição na geral, o dia é hoje!

Vamos acompanhar.

Nenhum comentário: