quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Husqvarna - Vamos conhecer melhor?

Olá pessoal!

A 4ª etapa do Dakar foi vencida pelo espanhol Joan Barreda Bort pilotando uma Husqvarna.

Para muitos Husqvarna é sinônimo de motosserra, mas não é bem assim...



A Hosqvarna é uma marca de origem sueca, que começou a produzir motocicletas em 1903, inicialmente usando motores de terceiros, e em 1920 iniciou a produção de seus próprios motores. Apoiada em um contrato com o exército sueco, a "Husky" se lançou e fez sucesso nas competições motociclísticas, vencendo 14 campeonatos de motocross nas categorias 125, 250 e 500, 24 campeonatos mundiais de enduro, entre outros.
Em 1987 a divisão de motocicletas da marca foi vendida para a Cagiva, e a fabricação foi transferida para Varese - IT e o sucesso continuou, chegando a vencer o supermoto em 2005 e 2008.
Em 2007 a marca foi vendida para a BMW, atual detentora, que mantém a produção em Varese.
Comenta-se que a estratégia é posicionar a Husqvarna em relação as motos da marca BMW do mesmo modo que a Mini está posicionado em relação à BMW no segmento automóveis.
A marca contabiliza hoje 82 títulos mundiais, e seu foco permanece no motocros, supermoto e enduro.

No Dakar a estréia foi em 1984, nas mãos de Bernard Rigoni, que terminou em 28º. Venceu as duas primeiras etapas da edição de 1990, pilotada por Laurent Charbonnel, mas não terminou a prova. Voltou a vencer outra etapa em 1996, desta vez pilotada por Karl Tianen. Chegou em 21º em 2001 nas mãos de Miran Stanovnik.
Em 2010 apenas uma Husky competiu. Segundo Alvaro Bistolfi, engenheiro chefe responsável, o desenvolvimento do protótipo foi feito em 25 dias, e foi a primeira com injeção eletrônica projetada para este tipo de competição. Foi pilotada pelo chileno Claudio "Burro" Rodriguez mas não completou a prova por causa de problemas elétricos. Em 2011 a história se repetiu, mas tendo Benaves Andres como protagonista.
Ano passado foram 10 competidores usando Husqvarna, entre eles Joan Barreda, que terminou em 11º, até hoje a melhor posição da marca nesta competição, e os brasileiros Zé Helio e Ike Klaumann.

Este ano de novo são 10 Huskys largando, e já tem 3 entre os 10 primeiros!

Alguém duvida que a briga vai ser boa?

Até o próximo!

Nenhum comentário: