terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Dakar 2014 - etapas 7 e 8

Olá pessoal!

Domingo teve início a segunda metade do Dakar2014.
Foi uma etapa com especial alterada e encurtada ficando com 298km.
Se quisermos podemos "emendar" com a etapa de ontem, já que era marathon, somando um total de 760km.

"Dinamite" Barreda venceu Domingo e FDP Despres venceu ontem.
A diferença entre Coma e Barreda vem se mantendo desde a etapa 5, quando a liderança se inverteu, ao redor dos 40min.
Barreda vem numa tocada bem forte, mas me parece que as posições só vão se inverter se Coma cometer algum erro, o que é difícil mas não impossível - vide a falha de FDP Despres - ou por algum problema mecânico na KTM.
Na especial de ontem a diferença entre Coma e Barreda oscilou em favor de um e outro na casa de 1 ou 2min durante a primeira metade, mas na segunda metade parece que Coma encontrou Barreda no trajeto e resolveu andar grudado na traseira da Honda, pois os tempos simplesmente ficaram iguais, com diferença de segundos.
Considerando que o terceiro colocado é Viladom, mochileiro de Coma só o ultrapassaria se ele abandonasse a prova, e que o quarto colocado - Duclos de Sherco - está quase 2h atrás, se a estratégia de Coma for andar grudado na Honda de Barreda, eu diria que o posto mais alto do pódio está na mão da KTM de novo.
Mas mesmo assim este Dakar vem mostrando uma diversidade maior nos top 10. Até o momento temos 1 Sherco, 3 KTM, 3 Honda, 2 Yamaha e 1 BMW, se considerarmos que a Speedbrain usa um motor BMW.
Este equilíbrio não víamos desde muito tempo.
Para termos uma ideia, caso uma das duas KTMs - Coma ou Viladoms - fique de fora, podemos ter um pódio com 3 fabricantes diferentes, fato que só ocorreu no Dakar de 1983, quando uma Suzuki uma Honda e uma BMW dividiram as 3 primeiras posições.

Ainda na etapa de domingo Barreda revelou que tinha problemas com o freio dianteiro, e que iria buscar alguém com quem trocar.
O trabalho de equipe dos pilotos Honda nestas etapas marathon é impressionante. Parece que todos trabalham em prol de Barreda.

Lembram do cara que correu de Bultaco no ano passado?

Ignacio Chivite.
Este ano ele está de Yamaha.
Está na penúltima posição, com problemas sérios no pé direito, e soma quase 87h pilotando - quase 3 vezes mais que Coma!

Na enfermaria, ao final da etapa 8, declarou a um repórter: "Eu simplesmente não vou parar. Vou chegar a Valparaiso."

Na maioria das vezes os heróis estão lá no final da fila.

Estamos no meio da etapa 9.
Vamos acompanhando...



Nenhum comentário: