sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Dakar 2015 - Faltam só duas etapas

Olá pessoal!

Ainda está longe de se encerrar a discussão sobre a etapa que atravessou o salar de Uyuni pois novas informações vão chagando.
Villadoms, que junto com Casteu ajudaram Coma a seguir na competição no primeiro ponto de abastecimento foi forçado a abandonar neste mesmo lugar pois sua moto não funcionou mais. Ele declarou que a causa foi o dano pelo sal na parte elétrica e que várias motos tiveram o mesmo problema. Disse também que os bolivianos que se aglomeravam para assistir não cansavam de avisar de que não se podia atravessar o salar molhado.
Comentavam também que a situação se agravou pois estavam no meio de uma etapa marathon, sem condições de preparar as motos para enfrentar tal desafio e sem condições de eles mesmo se prepararem de forma adequada pois nem sequer roupas tinham para suportar as baixas temperaturas.
Joan Pedrero informou que os pilotos tinham 2 roadbooks naquela manhã. Um deles contornava o salar e o outro atravessava.
Abaixo um recorte de vídeo que mostra ao mesmo tempo imagens bonitas e outras que deixam ver o terrível que foi aquela etapa.

Apesar disso tudo, os cães ladram e a caravana passa e já tivemos 3 etapas depois disso e para a Honda a palavra agora é Estratégia.
Nos 2 últimos dias observamos que Barreda está correndo com objetivo de apoiar Paulo Gonçalves, e parece que está dando certo, pois o piloto português está diminuindo paulatinamente a diferença com Coma, mas vai ser difícil pois o português acumulou untem uma penalização de 16min por troca de motor, ele pegou o motor de Barreda e este, por sua vez, pegou o de Israel Esquerre, isso tudo ainda na famigerada noite em Yuhuni.

O vídeo é um pouco "pesado" (23Mb) mesmo assim decidi publicá-lo.
Acho que retrata bem o que foi esta etapa no salar.
Os créditos vão para a RTVE (tv espanhola).



Hoje 79 pilotos largam para a 12 etapa que os leva de volta para a Argentina.
A classificação está assim:
1 COMA
2 GONÇALVES +00:21:12
3 PRICE +00:31:43
4 QUINTANILLA +00:33:15
5 SVITKO +00:48:07
6 FARIA +01:40:43
7 CASTEU +01:46:51
8 SANZ +02:13:20
9 JAKES +02:24:46
10 PAIN +02:55:17
Jean de Azevedo vem em 22°

Seguimos acompanhando.

Nenhum comentário: