segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Dakar 2016 - Adiós Bolivia!

Olá pessoal!

No sábado a caravana deixou a Bolívia e retornou à Argentina numa especial de 336Km realizados em duas etapas - o intervalo coincide com a passagem pela fronteira Bolívia-Argentina - mas a segunda etapa foi cancelada por causa das fortes chuvas e da elevação repentina do nível de diversos cursos de água que seriam cruzados na segunda parte da especial.

Os 3 primeiros a largar foram Price, Walkner e Paulo Gonçalves.
Barreda não largou. Às 09:18, mais de 2h depois da largada o organização ainda publicava ¿Dónde está Barreda? Seguramente seu abandono ainda não havía sido comunicado. Em entrevista justificou por uma fissura no polegar esquerdo, pelos problemas mecânicos da moto, e pelo risco de continuar nestas condições. Eu achei estranho...
A 15Km da largada Matthias Walkner perde o controle da moto e cai gravemente.
Pulo Gonçalves, que havia largado 3 minutos depois de Walkner foi o primeiro a chegar.
Parou imediatamente para dar assistência e alertar a organização.
Ficou 10min53 com Walkner até que chegasse socorro.
Ao final da etapa a organzação lhe devolveu o tempo.
O mesmo aconteceu com Laia quando parou para auxiliar Pela Renet na etapa 4.

Lembram da etapa 9 de 2012?
Posturas como esta de Paulo Gonçalves e de Laia Sanz me fazem crer que caráter é coisa que se molda antes da idade adulta, e que depois disso as mudanças são muito difíceis.
Além disso, constata-se também que é em momentos de pressão que as pessoas se mostram (quase) sem mascaras.

Toby Price caiu para 3º já no primeiro WP, e para 5º no WP5.
Meo e Benavides foram se revezando na ponta até o final, mas Meo chegou com o melhor tempo.
Svitko também não foi bem, terminou em 9º
Helder Rodrigues foi muito rápido e chegou em 4º, mas tomou 4min de penalização e caiu para 22º.
Paulo Gonçalves, com a recuperação do tempo no socorro a Walkner, termonou a etapa em 3º.
Na geral, Paulo Gonçalves manteve a liderança 03:12 a frente de Price que trocou de posição com Svitko. Quintanilla trouxe a Husqvarna para a 4ª posição - de 8º para 4º! - e Helder Rodrigues trouxe a Yamaha para a 7ª posição. Duclos e Pedrero seguiam juntos com suas Sherco em 9º e 10º.

Hoje iniciamos a segunda metade do Dakar.
Dos 136 que iniciaram em Buenos Aires, 112 estavam liberados para uma largada sofreu atraso porque a polícia argentina causou problemas durante o enlace que levava até o início da especial. Mas afinal, quem nunca teve problemas com "la caminera" argentina...
A etapa prometia grandes desafios de navegação e uma mudança drástica no rítmo da competição até aqui, com expectativa de mudanças nas posições. Além disso o trecho de especial contava com uma neutralização entre o Km 159 e o 302, respectivamente WP4 e 5.

Metge, que largou em 4º parou várias vezes antes do primeiro WP e passou em.
Paulo Gonçalves largou em 3º, depois de Meo e Benavides e assumiu a ponta já no WP1, caindo para 2º no WP4/5. Passou quase junto com Benavides no WP6, o que significa que ele já havia recuperado 3min sobre o argentino, mas acabou baixando o ritmo no final, terminando mais de 5min com desvantagem em relação a Price.
Price foi indo sem grandes mudanças até o WP4/5 mas ganhou 1min e meio e passou em 1º no WP6, e alcançou a liderança na geral passando pelo WP8 com vantagem de 2min47 sobre Paulo Gonçalves. O australiano terminou na primeira colocação da etapa e da classificação geral, com vantagem de 00:32 sobre Paulo Gonçalves.
Antoine Meo, que abriu pista hoje, caiu logo para 3º no WP1 e para 7º no WP6 e terminou em 8º.

Deu pra perceber que Paulo Gonçalves pode tirar proveito de ter Benavides e Meo a sua frente e ganhar o tempo que lhe separava deles, mas a partir do momento em que encontrou com ambos na pista a vantagem terminou, pois a partir do WP7 eles passaram sempre juntos, praticamente no mesmo minuto.
Como Price largou em 5º sua vantagem durou mais do que a de Paulo Gonçalves. No WP1 ele estava a 12min de Meo, a 6 de Paulo Gonçalves, e já tinha deixado Quintanilha pra trás. No WP7 ele já passava 4min depois do português, e no WP9 a diferença caiu para 2min.

Amanhã é a vez de Price abrir pista de novo com Paulo Gonçalves logo atrás dele. Disputa direta!
Svitko, Benavides, Meo e Quintanilha é que vão ter a opotunidade de tirar vantagem de quem larga na frente.

Seguimos acompanhando!

Nenhum comentário: